da semana

Como ter uma leitura mais prazerosa?: 5 dicas para ler livros

Algumas pessoas possuem o desejo de ler mas têm barreiras contra essa atividade. Como resolver o problema? Confira neste post 5 dicas de leitura.

O Brasil está perdendo leitores, de acordo com a 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil. A pesquisa, feita em 2019 e que contou com 8.076 participantes, considerou como leitores os entrevistados que tinham lido pelo menos um livro nos últimos três meses contados a partir do dia da coleta de dados, e afirmou que o número de leitores teve uma queda em relação à edição anterior, de 2015. Enquanto em 2015 o Brasil possuía 104,7 milhões de leitores, em 2019 o número caiu para 100,1 milhões.

O estudo apontou também as principais barreiras que impedem as pessoas a terem um hábito de leitura. Algumas delas interessantes de serem tratadas são: a falta de paciência para ler, se sentir muito cansado para ler e o preço alto dos livros. Outros quesitos que são importantes de serem mencionados foram aqueles enquadrados na categoria de “Dificuldades para Ler”: leitura devagar, falta de concentração, falta de compreensão do que é lido.

Pensando em colaborar com a superação dessas barreiras e dificuldades, o blog Livros de Açúcar dá dicas, neste post, de como ter um boa leitura. Confira:

1 – O mais importante: leia o que você gosta

Muitas pessoas deixam livros de lado por simplesmente não terem encontrado o gênero literário perfeito para elas. Às vezes, começam por um livro que não satisfaz o interesse delas e acabam acreditando naquela visão de que ler é algo chato/obrigatório. Portanto, para uma leitura acontecer de maneira mais natural e realmente prazerosa, é importante ter em mãos livros que são do interesse da pessoa. A literatura é extensa e vários gêneros literários estão disponíveis, o indivíduo só precisa se identificar. Pesquise um pouco sobre cada um deles e depois busque pelas obras que fazem parte desse universo; talvez alguma delas chame a sua atenção.

2 – Seja fiel com o seu vocabulário

Ter em mente que o vocabulário das pessoas é divergente, é fundamental. Dependendo do indivíduo, o conhecimento do mundo das palavras é maior ou menor, ou seja, existem aqueles que conhecem muitas palavras e termos, e aqueles que têm um vocabulário menor. Indivíduos que conhecem mais, geralmente têm um contato maior com a língua, gramática e leitura. Entender a extensão do seu vocabulário é muito importante, principalmente se você quer se tornar um leitor. Não é interessante recomendar um livro clássico, por exemplo, para aqueles que não leem veemente. Essas pessoas só se assustariam com as palavras. Então, leia livros que sejam adequados para seu vocabulário, e com o passar do tempo, com o contato que você tiver com essas obras, seu vocabulário irá consequentemente se expandir, e assim, é interessante experimentar ler aqueles livros mais clássicos, de palavras difíceis e histórias não lineares. Tudo tem um tempo para adaptação, e é legal fazer leituras prazerosas, o que acontecerá se você seguir esse raciocínio.

Essa é uma dica importante principalmente para aqueles que não têm paciência para ler, se sentem cansados, não compreendem e leem devagar. Se o livro tem um vocabulário difícil e não conhecido por parte do leitor, consequentemente as chances do abandono da leitura são grandes.

3 – Não se obrigue a atingir uma meta de leitura

Hoje, muitas pessoas fazem competições de leitura nas redes sociais. Mostrar o número de livros lidos se tornou mais atrativo do que falar realmente sobre as obras consumidas. Se a sua meta é ser um leitor e conseguir ler de maneira prazerosa, não imponha uma meta de leitura. Impor metas é ruim porque às vezes obriga a pessoa a ler mais do que ela está disposta a fazer, tornando a experiência em algo que deve ser feito, e não que pode ser feito. Leia a quantidade de páginas que você aguenta, e o mesmo serve para o livros. Se não se sentir animado para ler mais, tire um tempo para outra atividade e depois retorne à leitura. O que importa é a qualidade da sua experiência, e não a quantidade de quantas delas você consegue armazenar.

4 – Não consegue se concentrar? Tente o silêncio ou se apoie em uma trilha sonora

Durante a leitura, é comum se desconcentrar por conta de barulhos e conversas. Para que sua experiência com o livro seja a melhor possível, procure ler em um local silencioso. Se não encontrar um local quieto para começar a leitura, tente usar alguma trilha sonora que tire a atenção dos ruídos externos. Algumas trilhas recomendadas são as instrumentais que têm a ver com o conteúdo do livro: por exemplo, se está lendo algo romântico, busque por canções calmas; se está lendo uma cena de batalha, tente fazer a leitura com um instrumental mais forte, épico. No Youtube existem várias playlists focadas em leitura e em temáticas variadas como a Era Medieval, Fantasia, Romance etc. Confira algumas:

5 – O preço dos livros é alto. O que fazer?

O valor dos livros é um problema que todos os leitores enfrentam e que acaba afastando pessoas do mundo literário. É claro que não há uma solução definitiva para isso (a não ser deixar de comprar), porém, existem saídas que podem sim contribuir com a economia de dinheiro, as quais são:

  • Fique atento às promoções que são oferecidas pela Amazon e Submarino. Muitas delas acontecem pela madrugada, sem avisar o público.
  • Compre livros de segunda mão. Vários instagram’s literários fazem esse tipo de negócio, além disso, existem os sebos online.
  • Troque o livro físico pelo e-book. Faça um investimento em um Kindle (aproximadamente R$ 330) e passe a ler as histórias nele. Você economiza espaço e dinheiro, pois os livros em e-book são mais baratos.
  • Programe os seus gastos e faça uma lista para a compra de final de ano com a Black Friday. Os preços realmente são menores, mas é claro, é preciso ficar atento se os valores realmente abaixaram consideravelmente.

As dicas acima foram pensadas de acordo com o que foi relatado na 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil em relação às barreiras e dificuldades com a leitura. Se você tiver outra dica para leitores iniciantes, por favor, comente!

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: