O mundo literário é das autoras!

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o blog Livros de Açúcar conta um pouco da história de autoras brasileiras e internacionais que são muito importantes para a literatura clássica e atual. Na lista, tem-se mulheres que lutaram pelo direito da escrita e aquelas que sustentam essa conquista.

Vale a pena lembrar que, antigamente, o sexo feminino era mal visto em diversos ramos considerados masculinos. A escrita, de certo modo, deveria estar dentro de padrões que eram corretos e éticos para a época. Ou seja, falar de certo assunto que incomodava ou era imoral, tornava-se um problema. Porém, alguns homens falavam e não eram tão criticados quanto quando mulheres colocavam os temas na mesa… Por que será?

Confira, agora, nomes importantes para o mundo literário e que tornaram o mercado editoral mais justo e criativo:

Cecília Meireles – Nascida no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901, ela se tornou órfã aos três anos de idade quando a mãe falecera, e foi criada pela avó em uma doutrina bastante religiosa. Desde a infância Cecília mostrava amor pelas palavras, e quando chegou a juventude, deixou essa paixão desabrochar e ganhar vida. Com os anos, Cecília produziu várias outras obras que ganharam notoriedade e foram traduzidas para outras línguas e musicalizadas por artistas. A considerada grande obra dela é o Romanceiro da Inconfidência, lançada em 1953.

Carolina de Jesus – Considerada um dos nomes mais importantes para a literatura nacional, Carolina de Jesus nasceu em Minas Gerais no ano de 1914. A história da autora não foi fácil em questões de condições econômicas, porém, aos sete anos ela teve a oportunidade de frequentar a escola e assim, se apaixonou pelo mundo das palavras. Ao crescer, Carolina trabalhava como catadora de papel, e quando tinha tempo, registrava momentos cotidianos da favela em que morava. Esses registros viraram obras, como o primeiro livro dela Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, publicado em 1960 e virando um best-seller vendido em 40 países e traduzido para 16 idiomas.

Clarice Lispector – Nascida em 1920 na Ucrânia, Chaya Pinkhasovna Lispector chegou ao Brasil em 1922 por motivos de refúgio, já que ela era judia e naquela época a Guerra Civil Russa perseguia judeus. Aqui, ela descobriu o amor e talento pela escrita. Clarice, porém, nunca se considerou uma profissional da área, de acordo com entrevistas que ela dava. Dona de obras incríveis e clássicas, como por exemplo, A Hora da Estrela e O ovo e a galinha, a autora ganhou diversos prêmios literários ao longo da vida.

Emily Brontë – Emily Brontë nasceu no Reino Unido em 1918 e foi autora do livro O Morro dos Ventos Uivantes, única obra publicada dela. Ela era irmã de também outras duas escritoras, Anne e Charlotte. Na época, o livro foi recebido com várias críticas, principalmente por conta da presença de linguagem informal, cenas com violência e que eram contra os preceitos do momento. E um segredo que só foi revelado após a publicação da obra veio a tona e trouxe ainda mais discussão: quando O Morro dos Ventos Uivantes fora lançado, Emily usara o pseudônimo masculino Ellis Bell. Ao descobrirem que tal livro polêmico havia sido feito por uma moça… imaginem a confusão? Na época, o efeito se deu negativo. Hoje, a obra é um clássico, sendo adaptado para o universo do teatro e audiovisual.

Jane Austen – Conhecida mundialmente, Jane Austen é autora de vários livros de romance que são famosos por serem adaptados para áreas artísticas como o teatro e o audiovisual. Nascida em 1775 na Inglaterra, a autora tem como pontos característicos em suas obras a ironia das personagens. De acordo com o portal Revista Galileu, “a habilidade de escrever personagens femininas complexas e de explorar os conflitos das relações de classe e gênero fizeram dela uma escritora à frente de seu tempo”. Algumas das obras de Austen são: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma.

Existem muitas outras autoras importantes que marcaram épocas do mundo literário, porém, é impossível citar todas elas porque são muitas e o post não caberia tanta informação. Alguns exemplos são Cora Coralina, Agatha Christie, Virginia Woolf…

Escritoras contemporâneas

Vários e vários nomes temos na literatura atual. Nora Roberts, Chimamanda Adichie, Marie Lu, Victoria Aveyard, Leigh Bardugo, Rainbow Rowell, Meg Cabot, Sabaa Tahir, Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Carina Rissi…

J.K Rowling – Joanne Rowling é, sem dúvidas, uma das personalidades mais conhecidas do mundo contemporâneo. Escritora da famosíssima saga Harry Potter, ela entrou para a história do mundo literário criando um universo completamente novo e que hoje é alvo de incontáveis adaptações para áreas do entretenimento e arte. O sucesso de Harry Potter é tão grande, que a marca chegou a custar 15 bilhões de dólares! Nascida em 1965 no Reino Unido, Joanne começou a ter sucesso com o lançamento do primeiro de Harry Potter, em 1997. Com toda a fama e fortuna adquirida, a escritora doa parte do dinheiro para trabalhos filantrópicos, contribuindo com instituições que cuidam de crianças e também, investindo em pesquisas sobre esclerose múltipla.

Julia Quinn – Julie Pottinger é uma escritora de romances de época bastante famosa atualmente. Ele entrou na lista dos mais vendidos da New York Times 19 vezes e tem os livros traduzidos para 29 línguas. Autora de diversas obras, uma das mais conhecidas hoje é a série dos Bridgertons.

Saraa J. Maas – Se você gosta de passear por livrarias, com toda a certeza já avistou vários livros de Saraa nas estantes. Atualmente, as obras lançadas pela autora geram ondas de fãs nas redes sociais. Ela ganhou por três anos consecutivos o prêmio do Goodreads, o qual o resultado é decidido por meio de votação do público. Saraa é autora da série Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas.

São vários nomes que precisam ser lembrados e valorizados. E que façam sucesso cada vez mais.

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 20 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s