Você sabe o que é fanfiction?

Alguns livros chamam tanto a atenção do leitor que viram inspiração para ele continuar com a história de forma independente. Sim, versões alternativas existem e são chamadas de fanfiction, ou melhor dizendo, ficção de fã. Elas são novas tramas de uma determinada obra já existente, que o próprio leitor escreve e dá novos rumos de acordo com o que ele acha mais interessante.

Na verdade, as fics são escritas por vários critérios. Algumas continuam uma história já contada e só mudam as escolhas do personagens, outras mantém os personagens e os coloca em um ambiente totalmente diferente do original. Também são encontradas aquelas que o mundo fictício já criado por um autor é reutilizado e vira palco para uma história de fanfiction completamente nova. Existem fics que criam tramas para pessoas famosas, continuação de séries e filmes, novelas, desenhos e muito mais! Enfim, são várias as opções e alternativas de mexer com uma trama, personagem ou figura já existente.

De fic à fama

Muitos livros famosos surgiram por meio de fics, aliás. Um exemplo bastante conhecido é o de After. A autora, Anna Todd, lançou sua história em uma plataforma especial para fics e virou um fenômeno na internet, alcançando mais de 1,6 bilhão de leituras aonde a trama foi publicada. Vale lembrar que, o sucesso de After foi tão grande, que após virar livro, foi transformado também em filme. Em After, o protagonista é baseado no cantor britânico Harry Styles.

Opinião dos autores

A existência de fics é vista de maneira positiva por muitos autores, assim como também, negativa. O autor George R.R Martin, da série de livros Canção de Gelo e Fogo, já admitiu odiar as fanfics. Para ele, pegar os personagens de alguém e escrever outras histórias por cima não é algo legal. “Eu nunca fiz isso e nunca aprovarei”, contou em uma entrevista.

Porém, autores como Shannon Chakraborty, do livro A Cidade de Bronze, acredita ser um privilégio ter a história continuada pelos leitores. Confira o que ela respondeu em relação ao posicionamento de George Martin:

“Tenho que discordar completamente com tudo isso. Eu acho que é incrível e glorioso ter criado um mundo fictício grande e interativo o suficiente para fazer com que outras pessoas tenham vontade de brincar nele”, contou no tweet.

Sites de fics

Se você ficou interessado em escrever ou ler fanfics, existem sites especialmente para isso:

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s