Autores do Brasil – Machado de Assis

Ele é famoso por ser o terror de muitos estudantes do Ensino Médio em aulas de Literatura e protagonista de diversas questões do ENEM. Hoje, suas obras são inspiração para filmes, novelas, minisséries, além de serem sempre comentadas e citadas. Ele se mostrou imortal na história acadêmica do Brasil, e é um ícone nosso conhecido mundialmente. Sim, ele é Joaquim Maria Machado de Assis, ou como é comumente falado, Machado de Assis.

Carioca nascido em 21 de junho de 1839, Machado de Assis é autor de variadas obras conhecidas hoje. Além de livros, o renomado escritor fez crônicas, textos destinados a peças de teatro, críticas e muitos poemas. Ele foi o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL); e para aqueles que desconhecem a importância da ABL, saibam que esta instituição possui como objetivo, de acordo com o site oficial, “o cultivo da língua e da literatura nacional”. Ela foi inaugurada em 1987, e sabe quem discursou no dia? Isso mesmo, Machado de Assis.

O autor, segundo a biografia dele disponibilizada pela ABL, não tinha condições de pagar a escola, então estudou como pôde. A força de vontade e o talento o fizeram publicar, aos 15 anos, o soneto À Ilma. Sra. D.P.J.A lá no Periódico dos Pobres, no ano de 1854. Em 1861 teve o primeiro livro publicado, que era uma tradução da obra Queda que as mulheres têm para os tolos. Após isso, Machado foi crescendo e crescendo ainda mais como uma figura importante para o universo literário. Ele contribuiu como escritor de poemas, como crítico teatral, fazia crônica para jornais… Se você ler a biografia resumida dele, que está presente na ABL, percebe que ele era um homem bastante dedicado e que o currículo dele é uma coisa de várias e várias páginas.

Curiosidades

As curiosidades de Machado de Assis estão pela internet, e seria um pouco triste não colocar nenhuma situação curiosa do escritor neste post:

1 –  Machado de Assis era epilético e também possuía gagueira. Ele era negro, e sofreu bastante preconceito na época.

2 – Ele era jogador de xadrez e participou do primeiro campeonato nacional de tal jogo de tabuleiro.

3 – Em 1888, foi presenteado por Dom Pedro II com a Ordem da Rosa, uma condecoração/honraria.

4 – Ele era fluente em francês, inglês e alemão.

Se quiser saber mais curiosidades, acesse o site GALILEU.

Obras

Todas as obras de Machado de Assis estão disponíveis no acervo do portal oficial do escritor, Machado de Assis Vida e Obra. Você tem acesso aos títulos dele em PDF, então não perca tempo e tenha a sua visão no debate tão comum de que Capitu poderia ter traído ou não Bentinho, além de poder conhecer o sarcasmo de Brás Cubas e outros personagens um tanto interessantes.

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Um comentário em “Autores do Brasil – Machado de Assis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s