Resenha: Uma Tocha Na Escuridão – Sabaa Tahir

‘’As estrelas sempre sabem, Elias. Ultimamente elas sussurram somente sobre a escuridão que se aproxima’’

NOTA : 🍭🍭🍭🍭🍭

CONTÉM SPOILERS (nada muito escrachado, mas você foi avisado).

Uma Tocha Na Escuridão continua contando a história de Laia, Elias e Helene. Enquanto a Erudita e o ex-Máscara fogem da fúria da Comandante e do Imperador Marcus, indo até Kauf à procura de Darin, Helene que havia acabado de se tornar Águia de Sangue, tem como primeira missão capturar o amigo e grande amor.

‘’Não me chame assim. Todo mundo me chama assim. Mas não você’’

O livro que me deixou com o coração na mão. Sabaa Tahir, uma das minhas autoras favoritas, deu um show nesta obra! Em termos de violência, a continuação de Uma Chama Entre As Cinzas está mais sombria, ensopada de sangue, sabe? E sem dúvidas, mais triste, na minha humildíssima opinião. Tahir não tem piedade ao contar desfechos cruéis. Nenhuma.

O que me deixou meio irritada com o mundo de Tocha foi a questão do romance. É aquele poema de Carlos Drummond de Andrade: ‘’fulano que ama ciclano que ama beltrano’’. Porém, mesmo com tanta confusão, Sabaa sabia o que estava fazendo, então o que me determinei a fazer foi jogar o livro no chão em certos momentos.

’Amaldiçoado seja meu coração nos infernos. Foi meu coração que me colocou aqui em primeiro lugar’’

O lado mágico foi mais (bem mais) trabalhado, deixando-me encantada — e com medo. Novos personagens foram apresentados — eles são sinceramente maravilhosos —, e velhos personagens foram mais explorados. Deixo aqui o meu amor por Avitas, Tas , Shaeva e Afya. Deixo também todo o meu apreço por Keenan. Ele se provou interessante.

O TRIO PRINCIPAL

LAIA

‘’Céus, o que você é?’’

A Erudita cresceu bastante em Tocha. Sem dar muitos spoilers, o que posso dizer da garota é que ela é determinada. Laia teve muitos acertos no decorrer do livro; ela deixou a hesitação de lado muitas vezes e pôs a mão no fogo quando precisou. Também é interessantíssimo eu deixar no ar que a jovem nos deixa com uma interrogação enorme em certos momentos — magia, pessoal. Eu falo de magia. O que me deixou um pouco eh com Laia foi em relação ao romance. Tudo o que posso dizer sem deixar spoilers, é que gostei de como esse tema foi resolvido. Sabaa sabe o que está fazendo, pensei enquanto me estressava. É, ela realmente sabia.

ELIAS VETURIUS

‘’Sinto sua falta. Sempre sentirei sua falta. Mesmo quando eu for um fantasma’’

Elias não decepcionou em momento nenhum. Muito pelo contrário, apenas se mostrou mais forte e gentil. Infelizmente, foi bastante triste o desenrolar da história dele, mas não deve ser hesitado enfatizar que em Tocha Elias guarda muitas vidas e se dá genuinamente. Ele se joga de um penhasco atrás da bondade e nada no rio do sacrifício. Elias é Elias. Elias é pura compaixão e arrependimento.

HELENE AQUILLA

‘’Se a tempestade tivesse voz, seria a dela, gélida, mortal e absolutamente insensível’’

Helene Aquilla: minha sinceridade me desmentiria se eu dissesse que gostava de Helene no primeiro livro. Eu tinha raiva de Helene. Achava ela um ser cruel e mal. Tocha me mostrou como Helene realmente é e eu simplesmente a amei. Finalmente entendi o amor dela por Elias e pelo Império. Ah, Helene! A que mais ama nesse livro cruel.

Uma Tocha na Escuridão é um livro triste, porém, ele não é desanimador pois a esperança e a força são temas abordados constantemente, o que foi essencial para equilibrar a maldade e dissolver tanto horror. O cenário é bem construído, assim como os personagens e os objetivos dele. Para quem gosta de fantasia e ação, essa obra da Sabaa Tahir é uma ótima forma de entretenimento.

Anúncios

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s