da semana

Novela Bom Sucesso acerta e tem como tema importante a literatura

Bom Sucesso começou no dia 29 de julho e já mostrou a importância do mundo literário. É uma novela boa de assistir e os motivos são variados, principalmente por unir o humor, paixão e literatura em uma mesma trama.

Escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, a nova novela das sete da Rede Globo, Bom Sucesso, começou no dia 29 de agosto e já se mostra como uma trama que aborda diversos assuntos importantes e que precisam ser discutidos com os telespectadores. Um deles é a literatura.

Na história, os personagens principais Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antônio Fagundes) compartilham questões em comum: ambos tiveram exames médicos trocados. Enquanto Paloma chegou a acreditar que teria apenas 6 meses de vida por causa de uma leucemia aguda, Alberto pensou que estava bastante saudável. Só que a situação é a inversa, afinal, o exame dos dois foi trocado, deixando a mulher arrasada e o senhor mais aliviado. Observação: com o desenrolar dos capítulos, os dois acabam descobrindo a verdade.

Além de terem sido enganados pela troca de exames, Paloma e Alberto possuem outra questão em comum, que é o fato de os dois amarem ler. Paloma sempre teve vontade de cursar Letras, porém, o destino a deixou mãe muito cedo, e fazer Ensino Superior foi um plano descartado – ela teve três filhos, e todos eles tiveram nomes de personagens de livros: Alice, Gabriela e Peter. Por outro lado, Alberto conseguiu dar mais tempo a esse lado do sonho voltado para o mundo literário, construindo a Editora Prado Monteiro.

Já deu para perceber que a história de Bom Sucesso é rica em abordar o tema da literatura, não é? Os núcleos principais tocam no assunto o tempo todo, e de maneira leve e divertida ao mesmo tempo em que chamam a atenção para a importância dos livros. Além de Paloma e Alberto, que exaltam a literatura em várias cenas, ao citarem trechos de livros como Alice No País das Maravilhas, O Mágico de Oz, As Mil e Uma Noites e Gabriela Cravo e Canela, também há um outro personagem apaixonado por esse universo, que é o Marcos, interpretado pelo ator Romulo Estrela. Marcos, amante dos livros, tem como a obra favorita o famoso Peter Pan – que também já foi bastante citada em 2 semanas de novela.

Bom Sucesso, além de exaltar o mundo literário ao citar frases de obras conhecidas e falar de como os livros fazem bem para as pessoas, também leva o assunto para um lado mais sério, abordando a realidade atual do mercado livreiro. A Prado Monteiro passa por um momento complicado por não conseguir vendar muito. As dívidas vão crescendo… Seria isso parecido com o que está acontecendo com muitas editoras hoje no Brasil? A resposta é fácil, tanto que não é raro ver notícias informando o tanto de lojas de livros que fecharam devido a prejuízos.

É importante dar visibilidade a esse problema, e a novela, que atualmente tem protagonistas um tanto fortes e cheios de ensinamentos a dar e lições a aprender, mostra com entretenimento a realidade que afeta os brasileiros os quais trabalham com o ramo livreiro.

Bom Sucesso também tem pontos altos em relação a abordar os livros. Eles comentam dos clássicos e de como a literatura contemporânea é, ao ser valorizada por livros de suspense, biografias de famosos, obras de youtubers e livretos de poesia. Autores também são citados. Em um capítulo que foi ao ar recentemente, Alberto falou de Cecília Meireles.

Um ponto que chama bastante a atenção é o diálogo dos personagens. Algumas conversas possuem frases icônicas dos clássicos, como por exemplo, quando Paloma e Marcos se encontram pela primeira vez. Os dois falam de Alice no País das Maravilhas e apaixonam qualquer um que assiste à cena.

Para quem gosta de literatura, Bom Sucesso é uma ótima maneira de entretenimento. Ao longo da exibição, várias referências literárias são feitas, e elas, sem dúvida alguma, falam a mesma língua dos leitores natos.

*A logo da novela utilizada na foto acima pertence ao grupo Rede Globo.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: