Resenha: Um de Nós Está Mentindo – Karen M. McManus

Um de Nós Está Mentindo - Livro

OBSERVAÇÃO: ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS (não é nada escrachado, porém, está avisado).

NOTA: 🍭🍭🍭🍭🍭

O livro Um de Nós Está Mentindo de Karen M. McManus me surpreendeu. A história, para mim, não seria tão cativante e eu jurava que tinha comprado 368 páginas de puro clichê. Só que eu estava errada. A trama é muito mais complexa do que diálogos adolescentes e estereótipos de filmes americanos.

“Eu sou o narrador onisciente”

RESUMO: “Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus”.

A história gira em torno da morte do aluno Simon, e com ela, os possíveis assassinos. Simon era um estudante que incomodava, sendo o dono do portal de fofocas Falando Nisso. No blog, os podres de vários estudantes eram divulgados, e os 4 alunos suspeitos de matar o fofoqueiro tinham segredos a esconder. Todos eles.

O livro é narrado em 1ª pessoa pelos 4 suspeitos: Bronwyn, Addy, Cooper e Nate. O legal de tudo é que os quatro são muito diferentes entre si, os pensamentos, a forma de agir… Isso tornou a trama um tanto dinâmica.

Com o dinamismo, diversos assuntos foram abordados ao longo do livro: pressão escolar, abandono parental, sexualidade, relacionamento abusivo, machismo. A maneira que os personagens trabalham com os assuntos é muito interessante, e é difícil não sentir empatia por eles.

Eu não sou fã do vocabulário chulo. Ele é utilizado em diversos momentos em Um de Nós Está Mentindo, porém, a história precisa disso, então é uma linguagem mais que adequada. Afinal, são adolescentes narrando, e tem que soar natural.

PERSONAGENS

Bronwyn é filha de pais ricos e estudiosos. Os dois são bem sucedidos e donos de muitas posses. Desde cedo a menina sofre com a pressão escolar, tendo que ser a melhor em tudo o que é possível. Ela sonha em ir para Yale porque os pais estudaram em Yale, e Bronwyn não aceitaria menos que isso. Ela toca piano, é muito falante e centrada. Ao decorrer da trama, a garota se mostra uma pessoa forte e muito determinada.

Addy é uma garota que sempre se comportou para ser uma namorada. Bom, a mãe dela a torna assim, dependente de homem. Ela namora com Jake, e tudo o que Addy faz parece girar ao redor do rapaz. Porém, no desenrolar do livro, com a ajuda de Ashton (sua irmã) e Browyn, ela percebe que é muito mais do que uma menina bonita e companhia para Jake. Em relação ao desenvolvimento de personagem, Addy foi a que mais cresceu e mudou. Penso que a canção Glad He’s Gone da Tove Lo possui o refrão perfeito para ela. “Never no tears for that sucker, you’re better off, I’m glad that he’s gone“.

Cooper é um atleta muito talentoso, mas que se esconde de todos devido ao preconceito. Ele faz o possível para ser o melhor jogar de beisebol, e esse é o assunto que é nutrido e cultivado nas conversas com o pai e os amigos. O personagem é importante porque traz à tona assuntos que são discutidos na nossa sociedade atual, e que precisam ser comentados cada vez mais.

Nate é um rapaz que não tem o apoio da família. Ele se envolve com o tráfico de drogas, fica em liberdade condicional e se torna um suspeito bem vigiado assim que Simon falece. Por mais erros que ele cometa, ficou muito claro que o jovem se importa com as pessoas e tem sentimentos por trás da farsa de bad boy que quer passar. Ele é um dos personagens que, na minha opinião, tem a história mais triste.

AO LER UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO, VOCÊ ENCONTRARÁ:

  • Suspense;
  • Romance;
  • Evolução nos personagens;
  • Mistério;

Enfim, eu recomendo esse livro para quem gosta de suspense, romance, histórias juvenis e com a escrita mais leve. Não subestime, UDNEM é mais complexo do que parece. A continuação será lançada em 2020 e se chamará “One of Us is Next”.

Anúncios

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Um comentário em “Resenha: Um de Nós Está Mentindo – Karen M. McManus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s