Resenha: Graça e Fúria de Tracy Banghart

“— Em todas as histórias, as mulheres desistem de tudo — Maris disse, com a voz entrecortada. — Sempre esperam que desistamos. Nunca devemos lutar por nada. Por que acha que é assim?

— Porque todos têm medo do que aconteceria se resolvêssemos lutar.” — Tracy Banghart, Graça e Fúria.

Olá! Neste post venho com a resenha do livro Graça e Fúria da autora Tracy Banghart. É uma obra bastante Girl Power (AMO!) e que faz com que nós, meninas e mulheres, tenhamos força e coragem para enfrentar tudo o que uma sociedade opressora determina.

“Valia a pena se rebelar. Só o ato de resistir podia mudar o mundo.” – Tracy Banghart, Graça e Fúria.

A história gira em torno de duas irmãs, Serina e Nomi, que são muito diferentes uma da outra. Enquanto a primeira foi criada desde de sempre para ser uma mulher perfeita, educada e submissa, a outra era deixada de lado pelos pais e cultivava ideais que eram completamente opostos aos da sociedade em que viviam, e consequentemente, aos da irmã.

Graça e Fúria Livro

É importante pontuar que a sociedade das jovens irmãs é bastante machista, preconceituosa e opressora. As mulheres são meros objetos e paredeiras, enquanto os homens dominam tudo. Elas não podiam nem mesmo ler! Um absurdo, eu sei.

Não quero dar mais detalhes porque a minha intenção nesta resenha não é a de contar a história toda. Mas quero deixar bem claro que o jogo vira de uma forma surpreendente, e as irmãs se vêem em posições opostas devido a um ocorrido.

Sem mais delongas, vamos para pontos importantes da obra:

Graça e Fúria é uma de leitura rápida. Eu, particularmente, amei a história e as personagens. É óbvio que tem estereótipos por todos os lados, mas tal fato não me incomodou muito – digo isso devido as resenhas que já li de Graça e Fúria; o estereótipo utilizado para caracterizar muitas personagens foi um dos pontos menos acolhedores para várias leitoras.

A obra é interessante, e você não se desgruda dela tão facilmente – amo leituras desse tipo. O desenvolvimento de Serina e Nomi é surpreendente, o que demonstra uma evolução ao percorrer do livro. Muita coisa acontece, nada é parado.

foto.png

A escrita de Tracy é simples e direta. Eu admito que senti falta de umas metáforas; muita falta. Se tivesse um jogo de palavras mais elaborado, juro que Graça e Fúria seria um dos meus livros favoritos. A linguagem construída é óbvia demais, o que é bom para leitores jovens, acho. Na verdade, o público alvo da obra é o de pré-adolescentes/ adolescentes, acredito. Então faz sentido.

Os relacionamentos desenvolvidos são do meu grado. Eu gostei bastante das partes românticas, e de como foram desenvolvidas. Nada muito de imediato, e acredito que o desenrolar das tramas nesse foco romântico no decorrer da história completa será empolgante!

Uma questão que preciso comentar aqui é a reviravolta bastante parecida com a de um livro de fantasia muito famoso – não falarei o nome pois pode ser uma forma de spoiler para quem já leu o tal anônimo. Isso não tira o valor do conteúdo de Graça e Fúria, só me deixou muito mais atenta a alguns sinais que Trace deu, os quais eu já havia lido em uma outra história.

NOTA: 🍭🍭🍭🍭

A nota que eu dei junta tudo o que considerei acima: o meu amor por livros com temática Girl Power, o desenvolvimento de personagens, a trama cheia de acontecimentos, o estereótipo, a linguagem óbvia (que é destinada a um público mais novo).

Se você gosta de livros cheios de acontecimentos, esse é perfeito!

Anúncios

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s