A importância da leitura

importância da leitura

Ler é uma bênção. Seja para o que for: informação, lazer, interação. Imagine um mundo sem tal dádiva; seria uma perdição.

Minha história

Gosto de ler desde pequena, mas esse amor surgiu em 2015 quando ganhei grande gosto pela literatura ao descobrir o tipo de livro que me atraía mais – no caso, os de fantasia. E depois de ler zilhões de livros de fantasia, passei a apostar em romances, e depois, nos clássicos. Hoje eu leio de tudo.

Durante essa minha jornada eu aprendi muita coisa. Não que eu seja A crítica, A escritora, mas meu senso crítico e a minha escrita melhoraram muito. Além disso, a questão cultural também está atrelada. Através dos livros pude conhecer um pedacinho de algumas culturas por conta da mitologia e costumes apresentados. A criatividade também aflora, assim como a vontade de produzir, contar uma história — minha mão coça para escrever algo quando tenho um livro nas palmas. É uma loucura.

Emoção

Além de tudo o que eu comentei aí encima, podemos cavar ainda mais o poço da leitura e tirar ainda mais água dele. Ler nos proporciona muito mais. A literatura nos deixa na corda bamba dos sentimentos – vamos de felizes a tristes em um passar de páginas. Podemos viajar por diversos mundos construídos pelos autores, podemos ser fadas, monstros, reis e rainhas. É lindo.

Dever do leitor

E como conclusão, o que eu tenho a oferecer de ideia é: incentive as pessoas a lerem! Empreste algum livro seu, comente, dê atenção. O Brasil não é um país com grande número de indivíduos que leem constantemente, o que é triste — afinal, somos mais de 207 milhões de brasileiros. É necessária a criação de projetos de incentivo junto a facilitação de obtenção das obras, que muitas das vezes são muito caras (nem todos têm a condição de pagar trinta reais em um livro). Doação, feiras, palestras, rodas de leitura… Temos muitas opções que já estão em prática, mas que continuam desconhecidas. A divulgação é importante também!

Para saber mais, clique aqui e acesse a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2015 realizada pelo Instituto Pró-Livro. Vários dados estão presentes, e o número de leitores também.

Anúncios

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 19 anos que tem coluna de uma senhora de 70. Curso jornalismo e estou na luta para aprender francês. Amo ler e escrever, e tenho um caso sério com o chocolate.

Um comentário em “A importância da leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s