A importância da leitura

importância da leitura

Ler é uma bênção. Seja para o que for: informação, lazer, interação. Imagine um mundo sem tal dádiva; seria uma perdição.

Minha história

Gosto de ler desde pequena, mas esse amor surgiu em 2015 quando ganhei grande gosto pela literatura ao descobrir o tipo de livro que me atraía mais – no caso, os de fantasia. E depois de ler zilhões de livros de fantasia, passei a apostar em romances, e depois, nos clássicos. Hoje eu leio de tudo.

Durante essa minha jornada eu aprendi muita coisa. Não que eu seja A crítica, A escritora, mas meu senso crítico e a minha escrita melhoraram muito. Além disso, a questão cultural também está atrelada. Através dos livros pude conhecer um pedacinho de algumas culturas por conta da mitologia e costumes apresentados. A criatividade também aflora, assim como a vontade de produzir, contar uma história — minha mão coça para escrever algo quando tenho um livro nas palmas. É uma loucura.

Emoção

Além de tudo o que eu comentei aí encima, podemos cavar ainda mais o poço da leitura e tirar ainda mais água dele. Ler nos proporciona muito mais. A literatura nos deixa na corda bamba dos sentimentos – vamos de felizes a tristes em um passar de páginas. Podemos viajar por diversos mundos construídos pelos autores, podemos ser fadas, monstros, reis e rainhas. É lindo.

Dever do leitor

E como conclusão, o que eu tenho a oferecer de ideia é: incentive as pessoas a lerem! Empreste algum livro seu, comente, dê atenção. O Brasil não é um país com grande número de indivíduos que leem constantemente, o que é triste — afinal, somos mais de 207 milhões de brasileiros. É necessária a criação de projetos de incentivo junto a facilitação de obtenção das obras, que muitas das vezes são muito caras (nem todos têm a condição de pagar trinta reais em um livro). Doação, feiras, palestras, rodas de leitura… Temos muitas opções que já estão em prática, mas que continuam desconhecidas. A divulgação é importante também!

Para saber mais, clique aqui e acesse a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2015 realizada pelo Instituto Pró-Livro. Vários dados estão presentes, e o número de leitores também.

Escrito por

Sou Daniela Esperandio Dias, uma capixaba de 21 anos que é jornalista e tem coluna de uma senhora de 70. Estou na luta para aprender francês, amo ler e escrever, e tenho um cachorro idoso que me acompanha nas minhas tardes de estudo.

Um comentário em “A importância da leitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s